De Florianópolis ao Acre, um novo capítulo surge na engenhosa história do tráfico de drogas no Brasil. No Sul, a Praia Mole é palco de uma cena peculiar: vendedores ambulantes oferecem “brisadeiros” e “happy brownies” entre sorrisos e pranchas de surf. No extremo oposto do país, no Acre, as vitrines do tráfico inovam com maçãs recheadas de maconha, como se fossem versões tropicais de contos de fadas – mas com finais que envolvem algemas e tribunais.

Sob o sol dourado de Florianópolis, uma abordagem inusitada chama a atenção: “Vai um brisadeiro ou um brownie feliz, patrão?” Carregando bolsas térmicas recheadas de iguarias que misturam açúcar e ousadia, os ambulantes da Praia Mole transformaram a cannabis em sobremesa.
O brisadeiro é uma releitura psicodélica do clássico brigadeiro brasileiro, feito de leite condensado, chocolate e manteiga, mas com um toque especial de cannabis, apelidado de brigaconha ou brigadeironha. O happy brownie, por sua vez, traduz a textura densa e o sabor intenso de chocolate em uma experiência ainda mais “relaxante”, graças à infusão da erva.
Enquanto no Sul os doces mágicos fazem sucesso, o Norte não fica atrás no quesito criatividade.

No Acre, os traficantes têm explorado uma farsa aparentemente inocente: maçãs recheadas com maconha. A fruta, símbolo universal de saúde, é usada como um cavalo de Troia botânico, carregando o ilícito em sua polpa. Para os olhares menos atentos, são apenas frutas tropicais; para a polícia, um truque engenhoso que mostra a capacidade adaptativa do tráfico.
Embora sejam alvo de risos e curiosidade, tanto os doces quanto as maçãs recheadas levantam questões sérias. No Brasil, a legislação sobre drogas é rigorosa. De acordo com o Decreto-Lei nº 891, de 1938, a comercialização de produtos contendo cannabis é crime de tráfico, com penas severas. Mesmo assim, locais como a Praia Mole e o Acre tornam-se zonas de criatividade ilícita, onde a fiscalização falha em acompanhar a ousadia dos infratores.
Para alguns, esses produtos são formas alternativas de consumo, o que refletem uma tendência global de normalização da cannabis. Para outros, represente um perigo à saúde pública e uma violação clara da lei.
O Brasil se encontra no meio de um debate fervoroso sobre a regulamentação da maconha. Enquanto países ao redor do mundo caminham para a legalização e regulamentação, cenas como a da Praia Mole e do Acre mostram uma sociedade dividida entre a tradição proibicionista e os ventos da modernidade.
Entre doces e frutas, o tráfico inovador, e a fiscalização corre atrás do prejuízo. Será que essa onda criativa é o prenúncio de mudanças maiores ou apenas uma brisa passageira na longa batalha entre prisão e liberdade? Seja como for, a mensagem é clara: criatividade não é o que falta, mas a legislação e o debate sobre o tema ainda precisam de muito tempero.








