Presidente do Conselho Administrativo do Portobello Grupo, Cesar Gomes Junior, 66 anos, tem sua história de vida ligada à empresa fundada pelo pai, há 44 anos, em Tijucas, na Grande Florianópolis.
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A Portobello já está no mercado americano há muitos anos, porém, a nova fábrica, em Baxter, no Tennessee, é considerada um passo mais consistente, agora com produtos ‘made in USA’.
A exportação, entretanto, continuará saindo do Brasil. O foco da Portobello América será atender o mercado americano, mas naturalmente espera aumentar a capacidade de exportação do Brasil para os Estados Unidos.
Desafios com juros
Embora a empresa tenha alcançado receita líquida de R$ 549 milhões no segundo trimestre deste ano, acima do esperado pelo mercado, Gomes Junior considera o momento desafiador e acredita que o desempenho poderia ser melhor caso as condições do mercado interno e externo ajudassem.
“O setor vive um momento muito difícil e a nossa empresa também. O ramo imobiliário e a construção civil têm uma dependência muito grande dos juros, que hoje estão altos no mundo todo, freando o investimento. Estamos satisfeitos com a nossa performance, mas claramente aquém daquilo que podemos e gostaríamos de estar fazendo”, afirma.
![Cesar Gomes Jr é presidente do conselho administativo do Portobello Grupo há dois anos – Foto: Leo Munhoz/ND](https://rotanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/10/IMG_2005.jpeg)
A luz no fim do túnel, entretanto, não parece tão distante. Com reduções nas taxas de juros nas duas últimas atualizações, o Brasil começa a reduzir sua taxa e, para o empresário, isso também deve ocorrer gradativamente no resto do mundo.
“Esse nível de juros está acima do normal no mundo todo. O custo de capital está fora do contexto e isso deve normalizar dentro de um, dois anos, gradativamente. A pandemia gerou um descompasso em todas as economias. Minha expectativa é de que, em 2024, tenhamos um contexto um pouco melhor”, acredita.
Passado, presente e futuro
Questionado se o seu pai e fundador da empresa, Cesar Bastos Gomes, acreditava em tamanho crescimento nos anos 1970, quando o grupo dava os primeiros passos, disse que o patriarca sempre sonhou grande.
“Aprendi isso com ele e, como empresário, estamos sempre imaginando a empresa evoluindo. A inovação está no nosso DNA. Temos uma parceria muito grande com os arquitetos, que nos oxigenam muito em termos de inovação, para apresentarmos o que existe de mais moderno, com a última tecnologia, mas também com o lado estético bastante atualizado, dentro das tendências”, ressalta.
Sobre o futuro, lembra que hoje o Portobello Grupo tem duas vertentes: o industrial, que deu a base para o crescimento, e o varejo, com a Portobello Shop.
“A tendência é continuar crescendo no varejo e no braço industrial. Não queremos fazer produtos de valor agregado nem agregar outros serviços, com aquela preocupação de ser o maior produtor. Queremos a empresa evoluindo, mas a nossa preocupação maior é, sem dúvida, apresentar ao mercado produtos diferenciados, inovadores, que encantem e realizem os sonhos dos nossos clientes.”
Por: Nd+